EMERSON ESPORTES- Futebol Mineiro -Nacional- uma visão diferente e mais analítica.

Comentários do analista de futebol, Emerson Souza, sobre os principais acontecimentos no esporte brasileiro e principalmente no mineiro.PÁGINA INICIAL com as matérias mais recentes: emersonesportes.blogspot.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Receber para melhorar o desempenho da equipe é falta de ética?

















Caro Leitor,
_____________________________________________
Vejo a imprensa falando sobre falta de ética em receber para vencer e assisti outro dia o Trajano na ESPN indignado e estabelecendo um ponto zero para começar a avaliar e julgar a ética dos atletas doravante, já que não se tem idéia de quando começou essa remuneração.
_____________________________________________
Dois dos seus jovens analistas comandados, Paulo Vinícius Coelho e o Mauro Cezar acham normal. Ora bolas, um dia o futebol foi amador jogava-se por amor, depois por amor a camisa e por remuneração. Já algum tempo é pela remuneração em troca de um serviço prestado. Alguns com carinho pelo clube.
_____________________________________________
Os velhos comentaristas precisam quebrar seus paradigmas e não viverem mais nos conceitos amadorísticos do amor pela camisa. É triste e eu também tenho saudades daquele tempo, no entanto é preciso evoluir. Dois jornalistas importantes da ESPN foram para o Sport TV, por um bom salário é claro. Não pensaram no amor a camisa da ESPN. Provavelmente receberam um doping financeiro para trocar de empresa. As remunerações estão caminhando por desempenho, e claro, nas finais das competições elas são maiores e o dinheiro pode vir de qualquer lugar, do patrocinador, do clube, do simpatizante ou do clube interessado no resultado, desde que o princípio não ofenda a ética e a moral, ou seja, para vencer e que seja legal, declarado, a disposição do fisco e do conhecimento do empregador.
_____________________________________________
Quando o jornalista não concorda com essa evolução, tende-se a ocupar uma lacuna na imprensa voltada para uma especialização em futebol romântico, poético e meio utópico, fora da realidade, do qual também têm adeptos, a exemplo do Sr. Armando Nogueira e o seu imenso fã clube, no entanto, assim também se atende à demanda de público e leitor com esta deliciosa característica.
_____________________________________________
No caso do Trajano da ESPN, tenho uma grande curiosidade: caso uma rede de TV esportiva internacional lhe oferecesse um valor financeiro para que ele fosse bem criativo e montasse uma grande estratégia para comprar o campeonato brasileiro e quebrasse a hegemonia da Rede globo. Por esse trabalho recebesse também um incentivo financeiro. Tudo isso com o conhecimento e concordância da ESPN. Ele aceitaria?
_____________________________________________
Caso aceitasse, o Trajano estaria comportando-se sem ética? Claro que não. Estaria recebendo normalmente seu salário da ESPN e ainda fazendo com dinheiro de terceiro um bom trabalho para sua empresa e ainda recebendo, com conhecimento da mesma, por isso.
_____________________________________________
Do outro lado, o jogador recebe uma remuneração de terceiros para vencer e com o conhecimento do clube. Soma pontos na tabela para sua equipe, mesmo que para fins de estatística e colocação no campeonato.
_____________________________________________
Sinceramente não consigo ver faltar à ética nos dois casos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial