EMERSON ESPORTES- Futebol Mineiro -Nacional- uma visão diferente e mais analítica.

Comentários do analista de futebol, Emerson Souza, sobre os principais acontecimentos no esporte brasileiro e principalmente no mineiro.PÁGINA INICIAL com as matérias mais recentes: emersonesportes.blogspot.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hoje os técnicos são fundamentais.







Caro Leitor,
__________________________________________
Jornalistas românticos defendem a tese que, dentro das quatro linhas, são
os jogadores quem resolvem e não adianta o técnico gritar do lado de fora
porque ninguém escuta ou faz o que ele manda.
__________________________________________
Digamos que é uma meia verdade. Hoje, os técnicos, com certeza, rebaixam
Clubes, os mantêm na série A, ou ainda, os classificam para libertadores
e até os fazem chegar ao título, com exceções, claro, porque em tudo existe
exceção.
__________________________________________
Hoje, sem dúvida, o técnico é o homem mais importante do departamento de futebol de um clube. Ele adapta contratações de jogadores que conhece cujos perfis são adaptáveis aos recursos e pretensões dos clubes, estuda o adversário e anula as suas jogadas, impõe o ritmo de treinamento, treina jogadas ensaiadas, altera táticas durante o jogo, atua no psicológico do jogador, motiva, cobra e incentiva, enfim, é preciso falar muito dele, pois é a "peça" principal que vai contribuir muito para o sucesso ou pelo fracasso da equipe.
__________________________________________
A prova maior desta tese é o rebaixamento e a classificação no brasileiro deste ano.
Começando pela Portuguesa. O futebol apresentado pelos seus atletas não estava dentre os piores, além de ter mandado bem os seus jogos. A passagem rápida do “ex-técnico” em atividade, Valdir Espinosa, foi crucial no rebaixamento da Lusa. Caso o Estevão Soares tivesse assumido o comando, com pelo menos sete ou oito partidas de antecedência, o time verde rubro teria muito mais possibilidades de permanecer no grupo de elite.
__________________________________________
O Figueirense também tomou uma decisão errada, na hora errada, ao contratar o sisudo e retranqueiro Mário Sérgio. Pensa e conduz como nos anos 80 afundando tanto o figueira, que mesmo com o seu sucessor vencendo as três partidas restantes, não conseguiu escapar da degola. Alguém duvida que o Pintado tivesse mais competência para fazer o time catarinense escapar se entrasse antes?
__________________________________________
O Vasco da Gama nem se fala. A sucessão de erros foi enorme. Com o Vasco lá em baixo, contrata-se o inexperiente Tita. O jovem técnico dirigiu inexpressivas equipes da série C e não sabia nem armar o time em campo. Após demonstrar total incapacidade, foi réu confesso na sua despedida e pedido de dispensa alegando que não conseguia fazer o time ter entusiasmo para jogar. Quando todos achavam que o clube contrataria um técnico de bons e recentes trabalhos, vêm o Renato Gaúcho trazendo na bagagem, naquela oportunidade, um quase rebaixamento do Fluminense e várias promessas gravadas e ao vivo e não cumpridas, como: O Fluminense vai brincar no brasileiro enquanto se faz campeão do Cone Sul, ou, jamais seremos rebaixados, quando o time caia meteoricamente após a perda da libertadores. Não deu outra.
__________________________________________
O Náutico, Fluminense, Botafogo e Goiás viveram os perigos do rebaixamento e só se reergueram pela contratação certa, na hora certa dos seus técnicos, pelos excelentes trabalhos que fizeram. Ao longo do tempo, todos eles já demonstraram recentes bons trabalhos por onde passaram.
__________________________________________
Ao campeão São Paulo, o trabalho do técnico foi fundamental na conquista ante os onze pontos em desvantagens na metade da competição.
O Grêmio, com o elenco atual, dificilmente manteria a ponta e a segunda colocação sem um técnico disciplinador, exigente e muito dedicado. O mesmo se aplica ao Cruzeiro.
__________________________________________
A exceção como citei acima, obviamente existiu, como em tudo, e confesso que a perda do terceiro lugar pelo Palmeiras não condiz com o trabalho do Wanderley Luxemburgo que continua sendo um ótimo técnico, apesar do seu elenco não oferecer potencial para vôos maiores.
__________________________________________
No mais me surpreendi com a direção do Nelsinho Batista quanto à performance do Sport Clube do Recife tanto na Copa do Brasil quando no brasileiro, pelo seu elenco. Também o não rebaixamento do Atlético Paranaense nas mãos do técnico Geninho, tendo em vista os seus vários insucessos recentes em outras equipes.
__________________________________________
O restante dos clubes de expressão, Santos, Internacional, Coritiba e Flamengo ficaram em posições compatíveis com a capacidade de seus treinadores.

__________________________________________

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial