EMERSON ESPORTES- Futebol Mineiro -Nacional- uma visão diferente e mais analítica.

Comentários do analista de futebol, Emerson Souza, sobre os principais acontecimentos no esporte brasileiro e principalmente no mineiro.PÁGINA INICIAL com as matérias mais recentes: emersonesportes.blogspot.com

terça-feira, 1 de abril de 2008

Os acessórios do futebol nunca serão valorizados?







Leitor,
____________________________________________


As dimensões do campo de jogo, o gramado, as redes do gol e a forma de fixá-las nas traves, a capacidade dos "estádios", as arquibancadas "cobertas", as instalações internas, os estacionamentos.
________________________________________________
Apesar da grande exportação de jogadores, e até mesmo com idade juvenil, mesmo assim, o futebol no Brasil mobiliza uma nação apaixonada pelo esporte renovada a cada ano com muitos outros nomes tais como: Kleber Pereira, Thiago Neves, Ramires, Hernandes, Richarlyson e muitos outros.
________________________________________________
Também como amante do futebol, sempre vou ao estádio ver os jogos e estamos sim, conformados com os jogadores que aqui estão, até porque, sabemos que é impossível qualquer projeto ou promessas de segurar jogadores que brilham a cada ano.
____________________________________________________________________
Como sou um privilegiado por morar na região metropolitana de Belo Horizonte, sempre vou ao Mineirão. Apesar de cinquentão, é um grande estádio e oferece o conforto necessário que um torcedor precisa para assistir o seu clube jogar.



_____________________________________________



O que ainda não consigo entender, é como os estádios da cidade de São Paulo, principalmente, e de outras dezenas de estados, não possuírem coberturas anti-chuva.



Com toda a minha predisposição, jamais iria a um jogo, seja ele qual for, se pressentisse um mínimo sinal ou anúncio de chuva. É um absurdo assistir qualquer jogo, inclusive de copa do mundo, na chuva.



_____________________________________________



Também não entendo como não conseguem melhorar a fixação do jogo de redes nas traves, do ainda, maravilhoso Maracanã e de tantos outros estádios pelo Brasil. A rede fica quase no bumbum do goleiro.



_____________________________________________



O momento maior do futebol, um gol de craque, de classe, de longe, de bicicleta,de falta , um gol do Dodô (que só faz lindos gols), é "embaçado" pelas redes ridículas do Maracanã. Alguém precisa ter bom senso, visão ou percepção para notar ou copiar a fixação das redes do Camp Nou, do novo Wembley Stadium ou até mesmo do Mineirão. A CBF, clubes e dirigentes deveriam ter um mínimo de lucidez para entender que o gol é o momento maior do espetáculo e deve ter todos os detalhes voltados para o seu esplendor. Um gol no Camp Nou, a bola leva a rede consigo, estufa os barbantes, desce bem lá atrás do gol e morre no seu final, lá no fundo!!..... No Maracanã a bola ultrapassa uns 80 cm da linha do gol e morre rente as costas do goleiro. Não tem glamour.



_____________________________________________



Os estádios estão prejudicando cada vez mais os espetáculos. É preciso perder agora para ganhar adiante, é preciso colocar condições mínimas para que um clube possa receber pessoas de forma profissional. É preciso impor condições e marcar datas como fez a CBF, quando transformou o campeonato brasileiro. Estabeleceu o ano em que seria de pontos corridos, no primeiro ano caíram dois e subiram dois, mais à frente caíram quatro e subiram quatro. Tudo programado.
______________________________________
É necessário, em primeiro lugar, levar a nível nacional a proibição de bebidas e disciplina das torcidas organizadas, em seguida, exigir pisos absolutamente nivelados e bem cuidados e capacidade mínima dos estádios para participar de campeonatos estaduais e nacionais, estipulando datas para sua concretização. Depois, marcando datas para um padrão mínimo de conforto do torcedor, como: assentos, instalações de apoio, banheiros, assistência médica, policial, estacionamentos etc. O estatuto do torcedor não pode ficar no arquivo.
___________________________________________
O País precisa iniciar um programa de aceleração e progressão do futebol fora das quatro linhas. Os clubes, com certeza vão buscar parcerias para atender, e aqueles que não conseguirem não devem participar, mesmo que sejam muitos. No futuro tudo volta ao normal e eles vão se adaptar. É preciso incentivar com benefícios fiscais através do Ministério dos Esportes e também na cota dos clubes quando das negociações de patrocínios e repasses.



________________________________________________



Enquanto isso não acontece, continuo indo apenas ao Mineirão, e mesmo sendo apaixonado por futebol, não irei jamais ao esplêndido Morumbi (como chamam os dirigentes do São Paulo F. Clube), sentindo um mínimo de possibilidade de chuva, afinal, sou apaixonado por futebol, mas não sou trouxa.














0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial