EMERSON ESPORTES- Futebol Mineiro -Nacional- uma visão diferente e mais analítica.

Comentários do analista de futebol, Emerson Souza, sobre os principais acontecimentos no esporte brasileiro e principalmente no mineiro.PÁGINA INICIAL com as matérias mais recentes: emersonesportes.blogspot.com

terça-feira, 22 de abril de 2008

Atlético e Cruzeiro. Qual será a disposição tática das duas equipes?































































Caro Leitor,

_______________















No próximo domingo, 27.04.2008, no confronto dos rivais mineiros, quais serão as disposições táticas?





___________________________________________________________________





Bem, o Atlético Mineiro de Geninho, bastante receoso no último confronto, estava com o time supostamente inferior ao rival. Ensaiou várias formações durante a semana para enganar a imprensa e confundir o Cruzeiro. Entraram em campo com uma armação bem defensiva, quatro zagueiros, quatro meias defensivos (o Gerson fazendo a função de aproximação com ataque quando o time roubava a bola) e dois atacantes. O Xaves anulou o Wagner e o time jogou quase todo o tempo nas costas do ala Jadílson.
____________________________________________________
Na avaliação do Geninho, ali estava o setor mais frágil do Cruzeiro. O Jadílson sobe quase todos os ataques e não marca bem. O Wagner não tem aptidão para marcar, apenas cerca a bola. Com quatro zagueiros próximos aos jogadores de meio-campo, a defesa ficou muito bem estruturada, e quando o Cruzeiro avançava com a bola, as marcações já estavam ensaiadas atrás da linha do meio campo no Ramires e Charles. O Marcos, talvez "propositadamente", logo no início do jogo, deu um carrinho certeiro no tornozelo do Guilherme para intimidar o garoto. Como o Cruzeiro não tem bons atacantes, e o Adilson demorou uma eternidade para notar os ataques direcionados sempre para o seu lado esquerdo, tomou uma lição de tática do rival.

O Geninho foi brilhante em suas estratégias.

______________________________________________


É nessas horas que os valores de um técnico como W.Luxemburgo e Muricy Ramalho se sobre saem. Pela larga experiência, eles trocam logo o jogador ou mudam rapidamente a sua armação. Aguardar o primeiro tempo terminar, já foi à época.

____________________________________________________


No Cruzeiro, o Adilson aplicou a mesma tática que usou nos jogos fora de casa contra São Lorenzo e Caracas. Marcou no seu campo quando o Atlético estava com a posse de bola e atacou com os dois homens de frente (Moreno e Guilherme, depois substituido), com Ramires e Charles pelo meio e Jadílson e Wagner pela esquerda.
O Galo, como estava bem compacto no meio, era difícil de ser penetrado e com a concentração de jogadores no setor, sempre roubava a bola, e o endereço era certo: os pés do Danilinho nas costas do ala Jadílson.





A orientação era aproveitar as habilidades do atacante Danilo, driblar um ou dois e cruzar nos pés de quem vinha de trás. O Gerson e o Marinho e depois o Nicácio se posicionavam na área.





____________________________________________________





Acho que o Geninho vai entrar com o mesmo esquema tático e praticamente o mesmo time. Poderá trocar apenas o Marinho pelo Renan Oliveira ou pelo Marques (o Souza é muito lento e acho que vai ficar no banco), pois o Cruzeiro não tem substituto para o Jadílson e o mesmo quando joga recuado, não marca bem. O Paraná na direita com o Charles, são melhores marcadores e o Geninho não vai concentrar muito no setor. Domingo o Atlético será bem mais perigoso no ataque com a entrada do Renan Oliveira ou do Marques, caso faça estas opções. A escalação do Marinho será um erro, pois o garoto Renan Oliveira, jogando todo o tempo, tem mais gás e mais tempo para fazer gols. No decorrer do jogo, caso esteja perdendo, deverá atuar com três atacantes.
____________________________________________________
Em minha opinião deveriam entrar com três atacantes (Danilo, Renan Oliveira e Marques) e um meio campo de volantes, com Marques voltando um pouco mais para ligar o ataque.





__________________________________________________





O Adilson se quiser ganhar o jogo, tem que anular o Danilinho, ou seja, perder um jogador de meio campo para não deixar que ele receba a bola durante todo o tempo. O mesmo se aplica ao Marques, se jogar. O simples recuo do Jadilson não vai adiantar.
____________________________________________________





O correto seria também entrar com o Paraná ou Jonathan na direita e o Henrique colado no baixinho Danilo os noventa minutos. Caso o Marques também jogue, o lateral não deve subir. Sería mais interessante atacar com os dois de frente e com os habilidosos Ramires e Charles, ante os dois laterais.
____________________________________________________________________




Em minha opinião, o Guilherme deveria ser sacado nesta partida em troca de uma boa composição de meio campo. A dinâmica deste jogo será de muita correria e vontade de ganhar,o Guilherme tem lampejos de bom jogador, mas durante o maior tempo da partida é lento e desinteressado. Seria então: quatro zagueiros, Paraná, Charles, ou Leandro Domigues (o Charles não está muito bem), Fabrício, Henrique(marcando o Danilinho) e Ramires, na frente, Wagner bem na esquerda, nas costas do do lateral direito (provavelmente o Gerson) e Moreno.
____________________________________________________





Acho também que o Cruzeiro deveria marcar sobre pressão no campo do Atlético, o meio campo azul é mais habilidoso e pode roubar a bola chegando rápido ao gol do Galo. A defesa alve-negra não sai jogando bem e o zagueiro Marcos é lento e não tem lá, um bom passe.





__________________________________________________





No super clássico uma coisa é certa, ganha quem conciliar mais: boa estratégia, obediência tática e vontade de ganhar.





__________________________________________________





Vou arriscar um empate se o Adilson não jogar muito atrás.





Uma vitória do Atlético, se o Adilson jogar atrás e não marcar o Danilo, e uma vitória do Cruzeiro, se o Adilson marcar especialmente o Danilinho e o Marques( se este jogar), e ainda, marcando sobre pressão a defesa do Galo.



































0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial